O implante hormonal é um pequeno bastonete (0,5cm), aplicado sob a pele, na região lombar baixa. Pode conter: testosterona, estradiol, progesterona, gestrinona, estriol, dentre outros.
O implante em forma de pellets, é totalmente absorvível pelo organismo, não precisa ser removido. Foram desenvolvidos para otimizar as propriedades do medicamento, tornando sua administração mais mais confiável, segura e eficiente.
Vantagens:
Maior adesão ao tratamento: não é necessário usar diariamente um medicamento via oral ou transdérmico (gel ou creme)
Liberação controlada: Manutenção de niveis plasmáticos ideais evitando-se picos (com o risco de toxicidade), quedas (risco de ineficácia) e menos efeitos colaterais.
Biodegradáveis: Dissolvem-se lentamente nos tecidos no periodo do tratamento (cerca de 4-6 meses)
Inovador: Evita o metabolismo gastrointestinal e o efeito de primeira passagem hepática.
Muito se fala sobre o "chip da Beleza", e muitos atribuem o uso desses implantes como uma "poção milagrosa" que pode mudar completamente a conformação corporal. Mas temos que tomar muito cuidado com esse apelo da mídia e estes comentários. Qualquer escolha terapêutica com o uso destes hormônios deve ser feita baseada em melhora da qualidade de vida e alivío dos sintomas, jamais com a finalidade estética apenas.
A gestrinona é o hormônio que tem essa fama, e originalmente foi usado para tratamento da endometriose. Algumas pacientes que faziam uso desse hormônio tiveram como efeito secundário, uma mudança da composição corporal quando associado a atividade física e dieta equilibrada.
Quando feitos com indicação médica, os benefícios esperados dos implantes hormonais são:
Tratamento de distúrbios ginecológicos como endometriose, adenomiose, miomas, TPM, cólicas menstruais, fluxos menstruais excessivos, ou até como método contraceptivo;
Tratamento dos sintomas de climatério e menopausa (ressecamento vaginal, diminuição da libido, ondas de calor "fogachos", irritabilidade, incontinência urinária, diminuição do sono, fadiga).
Melhora da memória;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Melhora da libido;
Diminuição dos níveis de cortisol, alívio do estresse.
Melhora da energia e disposição
Aumento da massa muscular, diminuição da gordura corporal
Equilíbrio endócrino-metabólico
Importante lembrar que qualquer uso de hormônios, bioidênticos ou sintéticos, deve ser feito sob supervisão médica, e que podem aparecer efeitos adversos que devem ser prontamente avaliados e tratados pelo seu médico assistente.
Saiba mais, agende uma consulta e faça seus exames.
Comments