A dor na pelve é frequentemente descrita como uma dor incômoda, ou pressão localizada no abdômen, na região abaixo do umbigo. A dor pode ser constante ou tipo uma cólica que pode ir e vir. Também pode incluir outros sintomas, como sangramento vaginal anormal e dor lombar.
Além disso, muitas condições diferentes que afetam o sistema reprodutor feminino podem causá-la, incluindo:
Gravidez ectópica: ocorre quando o embrião se implanta fora do útero, como na trompa de Falópio, ovários ou cavidade abdominal. Isso vai causar dor e sangramento vaginal e cursar como uma gestação inviável.
Endometriose: pode causar dor na pelve durante a menstruação, na relação sexual e, às vezes, durante a micção ou evacuações.
Miomas uterinos: tumores benignos no útero chamados miomas podem causar desconforto pélvico a depender da localização e tamanho, além de sangramento.
Torção ovariana: quando os ligamentos que mantêm seu ovário no lugar giram e torcem, isso é chamado de torção ovariana. O suprimento de sangue do ovário pode ser interrompido, causando dor pélvica súbita e intensa que irradia para a região lombar ou virilha.
Cistos ovarianos: a depender do tamanho e conteúdo, podem causar dores pélvicas irregulares. Quando muito grandes pode ocorrer torção ovariana.
Doença inflamatória pélvica (DIP): É uma inflamação da região pélvica, que se dá em função da propagação de agentes infecciosos pela cavidade endometrial, trompas uterinas e ovários, até chegar na cavidade abdominal e pélvica. Além da dor na pelve, a mulher pode ter dor na lombar, dor durante a relação sexual, febre, corrimento vaginal e dor ao urinar.
Você sente ou conhece alguém que sofre de dor na pelve?
Marque uma consulta para uma melhor avaliação!
Deseja saber mais? Clique no link abaixo!
Comentarios