top of page

Colposcopia, Papanicolau e o HPV - qual relação entre eles?


O HPV é um vírus que existe em mais de 80% da população, e nas mulheres ele é capaz de causar lesões no colo do útero, vagina e vulva que podem desencadear um dia um câncer. Tanto o Papanicolau quanto a Colposcopia buscam identificar lesões causadas pelo HPV, sob técnicas diferentes. Daí a importância da realização desses exames no diagnóstico precoce e tratamento dessas lesões.

Mesmo quando tratadas, o vírus continua no corpo podendo causar novas lesões, por isso devemos cuidar da imunidade e o uso do preservativo para prevenção.


O que é o Papanicolau?

É um exame em que é coletado uma secreção do colo do útero e vagina usando uma espátula e uma escovinha, e esse material é encaminhado ao laboratório para fazer a análise das células num microscópio e ver se existem lesões de HPV em nível celular.



O que é a Colposcopia?


É um exame complementar ao Papanicolau, em que se utiliza de 2 líquidos (o ácido acético e o iodo), e com o uso de um aparelho chamado Colposcópio, dá um "zoom" nas estruturas do colo do útero e vagina para avaliar se existem áreas que vão reagir com essas 2 substâncias, e caso exista, é feito uma biópsia, ou seja é retirado um minúsculo fragmento da área reagente com o uso de uma pinça específica e encaminhado para o laboratório para análise. A vulvoscopia é a avaliação da parte externa ("Vulva") com a mesma técnica.



Algumas orientações prévias para realização de ambos exames:


  • A paciente não pode estar no período menstrual, visto que o sangramento dificulta a visualização da região;

  • Não pode ter relações sexuais por, no mínimo, 3 dias antes do exame;

  • Não fazer uso de cremes vaginais por no mínimo 48 horas;

  • Não fazer duchas vaginais;

Se essas orientações não forem seguidas, o resultado dos exames podem ser alterados.


Deseja saber mais? Clique no link abaixo!




32 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page